segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Oficina de Mapa Mental

No dia 11/07 o mestrando do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica da UFPB David Luiz, promoveu a oficina "Mapa Mental", na qual os pibidiados puderam aprender como utilizar o recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.

Em um primeiro momento houve uma explanação sobre o tema, abordando a alfabetização geográfica, elementos do cotidiano e o conceito geográfico da paisagem na elaboração de mapas mentais. Ao término da explanações a oficina seguiu com atividade prática.


1) Explanação do mestrando David Luiz
                                        


Nessa segunda parte,  com base na percepção cartográfica de cada um, os pibidianos construíram uma maquete de João Pessoa a partir de um ponto da cidade, no caso o Campus I da UFPB. Para construir a maquete foram utilizados os materiais cartolina, caixa de lápis colorido e blocos educativos de madeira. 

Com esse materiais os bolsistas puderam traçar seus percursos diários e identificar problemas socioespaciais da cidade, além discutir sobre soluções para tais problemas. 

 2) Mapa Mental da cidade de João Pessoa


Ao término da oficina os participantes puderam refletir sobre como utilizar esse recurso em sala e entender a importância de se fomentar novas formas de ensino-aprendizagem para o ensino de Geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário